Na Política

Biblia Online

28/07/14 | 16:17h (BSB)

Cohidro palestra na Colônia de Férias da SEEL

Nesta sexta-feira, 25, os cerca de 120 alunos, de 11 a 14 anos, matriculados nas três escolas de esporte de Aracaju - geridas pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) - participaram da Colônia de Férias organizada pelo Órgão com apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), no Parque dos Cajueiros, Zona Sul da Capital. A Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) foi convidada a participar das atividades do evento, com palestra sobre cultivo de hortaliças e agricultura orgânica, ministrada pelo técnico agrícola Tito Reis.


A manhã foi reservada para os jovens, que além do passeio no ambiente natural do Parque, praticarem atividades recreativas, com jogos, brincadeiras, oficina de maquiagem teatral, mas também partiu da Seel a iniciativa de acrescentar uma temática educativa ao cronograma do evento, como explica a coordenadora do Setor de Lazer do Órgão, Lilia Boaventura, que contou, ao todo, com o apoio de 12 professores estagiários da Secretaria, dois coordenadores de ensino e mais duas enfermeiras.


“Convidamos a Cohidro para que possamos trazer a eles não só o conhecimento sobre esportes, mas também como é feito o plantio de mudas de hortaliças, de que forma é cuidada e colhida. Isso pensando no que eles poderão ser no futuro, no mercado de trabalho, para quem sabe se tornarem um técnico agropecuário, um engenheiro agrônomo”, explicou a coordenadora Lilia, que também solicitou à Companhia mudas de hortaliças que foram distribuídas entre os alunos, para levarem para casa e terem a experiência de cultivar uma planta e depois a consumir como alimento.

Palestra educativa


O técnico Tito Reis, especialista em agricultura orgânica e que presta assistência técnica aos perímetros irrigados Jacarecica II (Malhador, Riachuelo e Areia Branca) e Califórnia (Canindé de São Francisco) da Cohidro, explicou às crianças qual é o trabalho realizado pela Companhia, prosseguindo com uma iniciação ao processo de plantio de mudas de hortaliças pelos meios convencionais, concluindo com a temática da produção agroecológica e abrindo espaço aos alunos fazerem perguntas sobre o assunto. “Demonstrei a eles como é este nosso trabalho de conscientização dos agricultores para a conversão aos métodos agroecológicos de plantio, principalmente na horticultura, demostrando que para nós, que consumimos, é muito mais sadio o alimento orgânico”, relatou.


Fazendo perguntas ao técnico e levando as mudas doadas pela Cohidro para casa, depois das brincadeiras, os alunos participaram ativamente da palestra oferecida pela Companhia. Daniel Menezes, 10, é aluno da Escola Municipal Letícia Soares e no turno oposto, pratica e aprende na Escola de Esportes José Gerivaldo Garcia, no Bairro Santo Dumont em Aracaju, uma das unidades da Seel. Ele disse que come hortaliças “às vezes sim, às vezes não”, mas o que gosta mais é de tomate. “O que eu aprendi hoje é muito importante para vida, vou contar para minha mãe que foi muito bom, que aprendi muito sobre as plantas e que talvez seja bom que a gente plante uma horta em casa”, relatou.


Carla Daniely Machado da Silva, 13, cursa a 5ª série no Colégio Estadual Olavo Bilac e também é aluna na Escola de Esporte do Santo Dumont, onde gosta de praticar vôlei. Ela conta que em sua casa sempre come verduras, que a mãe compra em feiras livres. “Entendi como plantar, do jeito certo, as verduras. Agora sei como funcionam as coisas de onde vêm as verduras que comemos”, contou.


O presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, salienta que a Companhia contribui com a conscientização da sociedade sempre que existem oportunidades como a oferecida pela Seel. "Além da assistência dada ao agricultor, também contribuirá com esta agricultura familiar se cada vez mais pessoas ficarem cientes desta produção, principalmente da orgânica, mais saudável. Não há forma mais verdadeira de fazer entrar este conceito, nas casas das pessoas, que não seja pelas crianças", considerou.


Escolas de esportes

As unidades de ensino da Seel têm como um dos objetivos revelar talentos em diversas modalidades esportivas, mas também contribuiu com uma função social na vida destes jovens, como expôs o professor estagiário de Educação Física, Carlos Campos Neto, da Escola de Esportes Professor Kardec, no Bairro Santa Maria, em Aracaju. “Nosso trabalho educativo é 100% para fazer a inclusão social através do esporte, para que eles tenham uma atividade para fazer no horário oposto da escola”, comentou.

Além da José Gerivaldo Garcia e Professor Kardec, a Seel ainda possui o Complexo Esportivo Josefa Silva Santos - Dona Finha, no Bairro Industrial, em Aracaju e a Escola de Esportes Raimundo Rodrigues, em Malhador. São atendidas, ao todo, mais de 3 mil crianças e adolescentes, de 8 até 17 anos, oferecendo espaço adequado e professores para 15 praticas esportivas: Boxe, Judô, Jiu-Jitsu, MuayThay, Tae-kwon-do, Karatê, KickBoxing, Basquetebol, além de Futsal, Futebol e Voleibol, Handebol, Basquete e Badminton.

 

Da assessoria



18-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter