Na Política

Biblia Online

22/07/14 | 08:02h (BSB)

São Cristóvão promove mutirão contra a dengue‏‎

A Prefeitura de São Cristóvão, através de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado, movimenta o município no combate e controle da dengue. Há um mês o município recebeu a equipe da brigada de combate itinerante estadual para que se somassem aos agentes de endemias existentes com o objetivo de fortalecer as atividades de inspeção e extermínio de larvas e potenciais focos de infestação do Aedes aegypti.

O mutirão faz parte do Plano de Ação traçado para o município, objetivando a redução do número de casos positivos de dengue e irá percorrer São Cristóvão tendo como foco principal, o combate ao mosquito transmissor da doença.

Para o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental de São Cristóvão, Cleodon Teodósio da Silva trabalhar com prevenção é a melhor opção. ”O objetivo da ação é alertar a população sobre os locais que servem de reservatório, tendo em vista que a maioria dos focos de dengue são encontrados pelos agentes de endemias dentro dos domicílios. Vamos também repassar informações sobre os riscos de complicações da dengue, sinais e sintomas da doença e o que fazer frente a suspeita da doença .” frisou o coordenador .

 

A aplicação do Ultra Baixo Volume (UBV) foi solicitada a Saúde do Estado e já está sendo aplicado através do carro popularmente conhecido como fumacê nos bairros de maior risco de infestação do Aedes.

 

Transmissão da dengue

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectados com o vírus transmissor da doença.
A transmissão nos mosquitos ocorre quando ele suga o sangue de uma pessoa já infectada com o vírus da dengue. Após um período de incubação, que inicia logo depois do contato do pernilongo com o vírus e dura entre 8 e 12 dias, o mosquito está apto a transmitir a doença.

Nos seres humanos, o vírus permanece em incubação durante um período que pode durar de 3 a 15 dias. Só após esta etapa, é que os sintomas podem ser percebidos.

É importante destacar que não há transmissão através do contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia. O vírus também não é transmitido através da água ou alimento.


Da Ascom



28-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter