Na Política

Biblia Online

02/06/14 | 02:01h (BSB)

BID diz que empréstimo a Sergipe segue em fase normal de preparação

Exclusivo: Banco ressalta recomendação do MPF, mas deve liberar os US$ 100 milhões

Por Raissa Cruz

 

Pelo andar da carruagem não será acatada a recomendação encaminhada no início do mês de maio pelo Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para que o empréstimo de US$ 100 milhões do Programa de Fortalecimento das Redes de Inclusão Social e de Atenção à Saúde (Proredes), solicitado pelo Governo do Estado, não seja concedido. O MPF/SE questionou a capacidade do Estado de gerir a Saúde, e, apontando diversas problemáticas, chegou a citar na recomendação processos instaurados pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal contra o Estado, na tentativa de intervir nas contas da Saúde. No entanto, procurado pelo Na Política.com, o BID respondeu que o empréstimo segue em fase de preparação, isto é, segundo a assessoria do BID, está encaminhado para ser concedido.

 

“O empréstimo Programa de Fortalecimento das Redes de Inclusão Social e Atenção à Saúde – PROREDES (BR-L1378), com o Estado de Sergipe, segue em fase normal de preparação. O Banco está acompanhando os desdobramentos relacionados ao programa e levando em conta as considerações cabíveis”, disse o banco, através de sua assessoria da sede no Brasil.

 

Nossa reportagem tentou na última semana buscar mais informações, inclusive quanto aos requisitos para o empréstimo e questões relacionadas às emendas que foram apresentadas pelos deputados, e vetadas pelo governador Jackson Barreto (PMDB), mas nada pôde ser acrescentado. A assessoria de comunicação do BID disse que o banco considera importante as colocações do MPF, mas ratificou o andamento em fase normal do empréstimo do Proredes, que, conforme é possível ser acompanhado pelo site do banco, está prestes a entrar nas fases de aprovação e liberação, respectivamente. O governador, por sua vez, indagado na última semana sobre o tema, disse que tem se mantido contato frequente com o BID.

 

Da redação Na Política.com



25-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter