Na Política

Biblia Online

31/10/13 | 18:39h (BSB)

Lúcia Falcón explica reforma do Terminal Luiz Garcia

Atendendo a um convite da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), a Secretária Estadual do Desenvolvimento Urbano, Maria Lúcia Falcón participou de uma reunião durante toda à tarde da quarta-feira, 21, com representantes da Câmara de Diretores Lojistas (CDL), Federação de Comércio de Sergipe (Fecomércio) e da Associação dos Comerciários do Terminal Luiz Garcia, onde esclareceu dúvidas a respeito da revitalização da área.

 

Iniciando a reunião, o presidente da Câmara de Diretores Lojistas Samuel Schuster disse que é a favor da revitalização, porém é contra a retirada do Terminal de Integração Fernando Sávio da área, uma vez que juntos, os dois terminais recebem por dia cerca de 200 mil passageiros e que é necessário que todos lutem para o fortalecimento do centro comercial.

 

Abel Gomes Rocha, presidente da Federação do Comércio dos Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio) elogiou a competência e o poder de diálogo da secretária, mas demonstrou preocupação para que as linhas de ônibus não sejam retiradas do Terminal Luiz Garcia.

 

Já o representante da Associação dos Comerciários do Terminal Luiz Garcia, José Augusto ressaltou o poder de concisão da secretária e afirmou que todos os comerciários são a favor da reforma, no entanto são contra a retirada das linhas de ônibus e ainda, que após a reforma, a prioridade para a permanência no terminal seja para quem já mantém o seu comércio há muito tempo no local.

 

O presidente da Acese, Alexandre Porto, declarou que a receptividade da secretária em tratar do assunto com todos os segmentos envolvidos é elogiável e que é de conhecimento que a Sedurb está cumprindo a determinação estabelecida pelo Ministério Público Estadual. Ele reforçou que é primordial a junção de todos para que sejam discutidos além da reforma do terminal, problemas recorrentes no centro de Aracaju, a exemplo da carga e descarga das lojas, a construção de edifícios garagens, policiamento e iluminação.

 

Esclarecimentos

Por meio de slides, a secretária Maria Lúcia Falcón apresentou o projeto de revitalização do Terminal Luiz Garcia, detalhando-o passo a passo os objetivos para atender às exigências do Ministério Público Estadual e esclareceu alguns questionamentos dos representantes das entidades envolvidas, bem como dos comerciários. “O projeto de revitalização do Terminal Rodoviário Luiz Garcia engloba não apenas as instalações prediais, mas todo o entorno e já existe há certo tempo. A questão é que estamos atendendo a um chamamento do Ministério Público Estadual que determinou uma solução para o caos instalado naquela área, causado pelo grande número de vendedores ambulantes e de ônibus que circulam no local e que por isso pede a retirada de algumas linhas do terminal Luiz Garcia”, revelou.

 

Lúcia Falcón disse ainda que os diálogos com o MPE têm sido muito proveitosos. “A promotora Monica Hardman, que vem acompanhando o caso tem se mostrado bastante flexiva e demonstrou que o Ministério Público será um parceiro na solução desse impasse. De qualquer forma vocês podem ter a tranquilidade de que o Estado não tomará nenhuma providência sem antes ouvir todas as partes interessadas. Nosso papel é resolver todos os impasses da maneira mais clara possível e trabalhar em conjunto com todos os setores envolvidos”, enfatizou.

 

Após as devidas apresentações, diversos comerciários fizeram questionamentos sobre a realocação do terminal de integração, e mudanças durante e após as obras. Lúcia Fálcon respondeu a todos eles, pontuando questões sobre as ações de ajuda que a Prefeitura Municipal de Aracaju pode contribuir, o valor do seccionamento das tarifas intermunicipais, as audiências públicas já realizadas e as condições para o início da reforma.

 

Questionada sobre o papel da Prefeitura Municipal de Aracaju e sobre a intervenção da SMTT, a secretária reiterou que a Sedurb fez o comunicado há cerca de seis meses. “Em abril, procuramos o vice-prefeito José Carlos Machado e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), apresentamos o projeto e nos colocamos à disposição. Não posso falar em nome deles”, frisou.

 

Resultados

Após os debates, os comerciantes deixaram claro que são contra a retirada do Terminal de Integração Luiz Fernando Sávio da área. Ficou acordado o agendamento de reuniões com o Ministério Público Estadual, a Procuradoria Geral do Estado e a Prefeitura Municipal de Aracaju.

 

“Acredito que essa reunião foi mais produtiva do que o esperado. Saio daqui com uma boa agenda de trabalho. Na próxima semana marcaremos reuniões com a PGE, PMA e SMTT e verificaremos todas as questões que envolvem as mudanças a fim de que todos esses problemas sejam solucionados e então retornaremos ao Ministério Público Estadual. O Governo do Estado e eu, enquanto secretária e cidadã, nos mostramos solidários para que essa obra dê certo e possa melhorar o aspecto do centro de Aracaju e vida de seus comerciantes e usuários de transportes”, concluiu.

 

Da ASN



18-11-2017
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

Tudo Salvo

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter