Na Política

Biblia Online

31/05/13 | 08:42h (BSB)

Artesanato sergipano ganha destaque em Londres

Os produtos feitos pelos artesãos de Santa Luzia do Itanhy (SE) e confeccionados através do projeto ‘Cultura em Foco’ de desenvolvimento sustentável, foram apresentados na Feira Clerkenwell Design Week, em Londres. A exposição da arte sergipana na Feira aconteceu entre os dias 21 e 23 de maio e foi uma iniciativa do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) e da empresa de negócios sociais Fellicia.

 

Com o apoio do Governo de Sergipe, o projeto ‘Cultura em Foco’ tem o objetivo de promover a inclusão sócio-econômica de população de baixa renda por meio de um modelo inovador, diferenciado e replicável, baseado no princípio de Economia Criativa adaptado a pequenos empreendimentos.

 

A Clerkenwell Design Week é considerada como uma das principais feiras de design independente do Reino Unido e um dos eventos comerciais mais aclamados no calendário internacional de design, tendo sido considerado como Melhor Festival e Melhor Evento Cultural na UK Event Awards de 2012. Com periodicidade anual, o evento três dias reúne alguns dos nomes mais importantes de design, arquitetura e criatividade do mundo, os nomes de e criativo, além de um extenso programa de workshops, apresentações, lançamentos de produtos e debates. Em 2012, o evento contou com mais de 30 mil participantes inscritos e mais de 150 marcas internacionais.

 

Segundo Renata Piazzalunga, coordenadora do ‘Cultura em Foco’, a participação na Clerkenwell Design Week em Londres, além de ser o início do processo de internacionalização da marca Fellicia, foi de fundamental importância ao proporcionar avaliação de opiniões de um público bem diverso, representado por várias culturas de todo o mundo, o impacto causado, tanto em relação à questão formal dos nossos produtos, quanto aos conceitos incorporados à marca. “Com base nos feedbacks que tivemos é possível afirmar que Fellicia é uma marca, sem dúvida inovadora, com um papel de destaque no cenário dos empreendimentos sociais mundiais e que apresenta produtos que realmente surpreendem e agradam, isto é, provaram ser de fato produtos com uma identidade local com possibilidade de inserção num mercado global”, destaca Renata.

 

Já para Saulo Barretto, responsável pelo relacionamento institucional e novos negócios do IPTI, uma das principais reações positivas do público aos produtos da Fellicia foi com relação à harmonia entre design contemporâneo e técnicas artesanais, pelo realce do trabalho artesanal e uso de matéria prima natural (fibras).

 

Ao final do evento, o IPTI fechou parceria com uma loja de design de Londres (East London Design Store), que vai representar as luminárias produzidas pelo artesão sergipanos, além de outros produtos da loja Fellicia. “Essa oportunidade permitirá avaliar a reação do público europeu na questão da comercialização. Além disso, a nossa experiência nesta Feira foi também um aprendizado importante e os resultados vão aparecer agora, pouco a pouco, incorporados ao processo de posicionamento da marca”, conta Saulo Barreto.

 

Da ASN



28-03-2017
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

Tudo Salvo

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter