Na Política

Biblia Online

10/10/12 | 10:31h (BSB)

Atividade física é saúde!

Inclua exercícios diários em sua agenda e garanta mais qualidade de vida

Pesquisas indicam que as facilidades do mundo contemporâneo aumentam o índice de pessoas sedentárias no mundo. O homem se deixa levar pela praticidade e eficiência que os aparelhos eletrônicos e os veículos lhe proporcionam, e se esquecem de priorizar a sua qualidade de vida. Segundo a personal trainer Renata Moura, a atividade física tem fundamental importância para a vida das pessoas de modo geral, sejam crianças, jovens, adultos e idosos, já que um estilo de vida ativo ajuda a diminuir os fatores de risco e a combater ou prevenir doenças.

A personal afirma que a prática regular de exercícios físicos previne contra a diabetes, hipertensão, colesterol, obesidade, e todas as outras doenças da síndrome metabólica, além de contribuir para a saúde mental. E os benefícios não param por aqui. “Melhora a capacidade física, a qualidade do sono, a capacidade funcional das pessoas, controle do peso e aumenta a autoestima das pessoas”, completa Renata.

As atividades físicas podem ser praticadas em qualquer idade. Segundo ela, é importante, inclusive, que se pratique desde criança. “O risco para o desenvolvimento de doenças e/ou incapacidades funcionais torna-se menor. A idade adulta e a maior idade chegam com mais saúde e qualidade de vida”, garante.

A expert Renata, ressalta, ainda, que a atividade física deve sempre estar aliada à nutrição. “Para evitar a obesidade e as doenças da chamada síndrome metabólica, é preciso que as pessoas tenham uma alimentação saudável e equilibrada, e pratiquem a atividade de forma regular”, conta.

Para a personal, todas as pessoas devem ser consultadas e liberadas por um médico, e depois acompanhadas por um profissional de Educação Física para que, assim, possam iniciar uma atividade física. “O treino de um iniciante deve ser voltado para a aprendizagem e coordenação de cada movimento, sem muita ênfase no resultado e todo treino deve ter uma periodização para que o aluno alcance o objetivo desejado”, diz. Ela acredita que a intensidade e o volume de treinamento do aluno irão depender dos fatores limitantes e do objetivo de cada um.

Trinta minutos de atividade já seria tempo suficiente para garantir benefícios da vida ativa. De acordo com as recomendações do ACSM (American College of Sports Medicine) as atividades aeróbias devem ser realizadas no mínimo três vezes semanais e com esta duração. “Mas é importante que haja um descanso e um intervalo recomendado para cada atividade, pois o exagero da atividade física pode levar à fadiga muscular prejudicando a saúde do indivíduo”, alerta a profissional em Educação Física.

 



27-06-2019
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

Tudo Salvo

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter