Na Política

Biblia Online

29/09/12 | 11:12h (BSB)

A importância de uma pesquisa de mercado para o lançamento de uma empresa

Tornou-se uma frase feita no mundo dos negócios, a importância das pesquisas, mas são poucos os empreendedores que desenvolvem uma pesquisa séria antes de lançar o seu negócio. Muitas vezes, a “soberba”  do empresário, o  desconhecimento da importância ou o medo de um custo alto, acabam impedindo que a pesquisa aconteça. Quantas locadoras, pequenas lanchonetes, bares e outros empreendimentos do varejo ou do setor de serviços fecham todos os dias? Quantas empresas iniciam o negócio com uma ótima estrutura, e aos poucos diminuem o conforto? Quantas empresas , começam vendendo produtos com preço abaixo da realidade de mercado e não conseguem fluxo de caixa para manter a operação? Quantas pessoas que você conhece, já abriram negócio e em poucos meses resolveram que seria a hora de matar o “sonho”? 

 

Ideias interessantes de negócios surgem todos os dias, algumas dessas ideias têm o poder de gerar uma verdadeira revolução no mercado, outras acabam não gerando nenhum impacto na sociedade. A questão não passa apenas pela viabilidade ou não do negócio, mas perpassa também pela qualificação dos gestores, pela criação de um bom plano de negócio, pelos dados secundários que vão definir o mercado (população, renda, distribuição geográfica), pela análise detalhada do consumidor: hábitos, necessidades, desejos e anseios. Algumas empresas são lançadas sem ao menos investigar, quais serão os principais fornecedores dos produtos, quais os prazos para a entrega, qual a taxa de negociação. O que é mais absurdo é que muitas empresas não “quebram” por falta de preparo dos seus dirigentes, ou mesmo pela falta de crédito, elas fecham simplesmente, pois, não conhecem seus consumidores.

 

Uma análise preliminar do ambiente do negócio, poderia ajudar a identificar quais serão os principais concorrentes nos negócios, avaliando ainda se existem produtos substitutos que podem ou não atrapalhar o seu negócio. Outra questão importante é avaliar quais são os arranjos econômicos, políticos, naturais que podem influenciar o seu negócio. Seria preciso ainda avaliar se existem modelos de gestão em sua cidade ou em qualquer lugar, que possam servir de exemplo para sua empresa. Perguntas importantes devem ser respondidas: Quem eu quero atingir? Quanto os meus clientes estão dispostos a pagar pelo meu produto ou serviço? Quais são os meus principais adversários? Onde moram os meus clientes? Quanto tempo eles estão dispostos a esperar pelos meus produtos?

 

Você que sonha em ser empresário, deve pensar em todos esses pontos antes de abrir uma empresa. Não vire empresário por “status", não brinque com o mercado.

 

* Matheus Felizola é publicitário, doutor em ciências sociais, professor do curso de publicidade e propaganda da UFS - Universidade Federal de Sergipe, líder do grupo de pesquisa em Marketing e consultor de Marketing.

 



18-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter