Na Política

Biblia Online

25/09/12 | 12:55h (BSB)

I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional (I CEDR)

Dias 26 e 27 de setembro de 2012.

I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional (I CEDR)

 

Nos próximos dias 26 e 27, acontecerá em São Cristóvão, no campus da Universidade Federal de Sergipe, a I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional (I CEDR) organizado pelo Ministério da Integração Nacional (MI) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em parceria com o Governo do Estado de Sergipe. A I CEDR, feita com a participação da sociedade civil, acadêmicos, gestores públicos e autoridades, é a etapa de um processo que terá seu prosseguimento na conferência regional do Nordeste e na nacional e culminará na nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), que será elaborada a partir dos princípios e diretrizes oriundos de cada uma destas fases de discussão e deverá ter Neste status de política de Estado.

 

A I CEDR funcionará a partir de 04 eixos temáticos: a) Governança, participação social e diálogo federativo; b) Financiamento do desenvolvimento regional; c) Desigualdades regionais e critérios de elegibilidade; d) Vetores de desenvolvimento regional sustentável. Em cada um destes eixos, que funcionarão simultaneamente, serão retirados princípios e diretrizes a serem levados e defendidos pelos delegados – que serão eleitos durante a I CEDR – na conferência macrorregional do Nordeste e na Conferência Nacional.

 

As conferências em seus três níveis e a conseqüente construção da nova PNDR fazem parte do processo de resgate da capacidade do Estado brasileiro de fazer política regional iniciada com a primeira PNDR, em 2003. O Brasil, embora tenha crescido substancialmente e melhorado seus índices de desenvolvimento nos últimos 08 anos, possui discrepâncias regionais – e intra-regionais, como entre o meio rural e o urbano – de ordem ainda vergonhosa que necessitam ser enfrentadas com urgência se o país quiser de fato tornar-se plenamente desenvolvido. Portanto, a elaboração da nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional é de grande importância para Sergipe e todo Nordeste, além de se tornar ponto de partida para uma etapa mais contundente no processo de superação das desigualdades territoriais que tem marcado a história do Brasil e ainda se põem como um dos principais gargalos ao desenvolvimento do país.



25-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter