Na Política

Biblia Online

18/09/12 | 19:29h (BSB)

A Carta de Aracaju e a viagem às plataformas

Votar é entregar uma carta em branco para o nosso representante administrar a cidade e aquele outro que vai criar leis, aprimorá-las fiscalizar os serviços. No caso das eleições de 2012, elegeremos prefeitos e vereadores. Mas vale um importante lembrete: a cidadania vai além do voto. Para que trabalhem bem precisamos incluir nas nossa rotinas o acompanhamento do produtividade dos vereadores e do  funcionamento da prefeitura. Considere um dever de cidadania acompanhar os representantes que trabalham por você e são pago com dinheiro do seu bolso.

Quem for administrar a bela Aracaju, uma adolescente de 157 anos,  terá que enfrentar problemas já comuns a outra capitais maiores e mais populosas. E uma boa dica para avaliar  as propostas são conhecer as “plataformas... não me refiro aqui àquelas estruturas gigantes de extração de petróleo que vistas da  Praia de Atalaia parecem cavalos de aço.  Também não estou falando dos discursos propositivos, muitas e vezes vagos, e pouco detalhados das coligações partidárias. As plataformas, referidas aqui, são aqueles conjunto de ações e políticas organizadas por grupos da sociedade civil  e movimentos sociais. Uma conferida nas propostas sempre é bom para ficar  por dentro e ter informações mais qualificadas na hora das escolhas e cobranças.

Vale a pena destacar três delas que estiveram circulando nas redes sociais e imprensa:

- Mobilidade Urbana  Junto com saúde e educação, a mobilidade urbana está se tornando um do jargões utilizados incansavelmente pelos candidatos. Com uma frota que beira o 300 mil veículos , Aracaju tem uma média de um carro para cada três habitantes. Sendo que a maioria dos veículos são de transporte individual. O estímulo ao uso da bicicleta pode ser uma solução para auxiliar a cidade na solução para esse problema. A turma engajada da Associação Ciclo Urbano fez uma consulta pública nas redesociais. A idéia é munir os candidatos com as informações dessa consulta. http://www.ciclourbano.org.br/tag/consulta-publica/


- Liberdade de Expressão – Essa plataforma é organizada por diversas instituições que compõe o Fórum de Comunicação.  São 10  propostas bem interessantes que vão deste  internet gratuita para a cidade (algo que já acontece  em Porto Velho –RO  http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2012/06/jovens-acessam-internet-gratuita-em-porto-velho.html ), até fortalecimento das rádios comunitárias e criação do conselho municipal de comunicação.

Estudantes aproveitam sinal gratuito para atualizar redes sociais. (Foto: Alessandra Curado/G1)
Estudantes aproveitam sinal gratuito para atualizar redes sociais. (Foto: Alessandra Curado/G1)

 

Vejam:

http://www.abracosergipe.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=243:plataforma-para-uma-comunicacao-democratica-em-aracaju&catid=4:noticias-rolando


 

 

-Meio Ambiente – Aracaju ainda não tem uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente,  a ONG SOS Mata Atlântica chegou a apresentar  uma série de propostas voltadas para preservação dos ecossistemas ainda presentes em Aracaju. No site da instituição é possível conferir as principais preocupações socioambientais:

http://www.sosma.org.br/ 

 

“TUDO OU NADA”

antropólogo Luis Eduardo Saores é um dos escritores mais atuantes quando assunto é segurança pública e debate sobre drogas. É dele o interessante livro “Meu Casaco de General”, da Companhia das Letras, um relato aprofundado dos quinhentos dias em que assumiu a Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro, no governo Garotinho. Soares também é responsável pelo livro “Elite da Tropa” escrito em parcerias com dois ex-policiais do Bope Rodrigo Pimentel e André Batista que depois deu origem ao filme Tropa de Elite.  Um novo lançamento do escritor já está circulando. “Tudo ou Nada” (Ediouro), que conta a história de um carioca que largou uma carreira no mercado financeiro para se tornar figura central no tráfico de drogas internacional.

 

“TUDO OU NADA” 2

O eixo central da narrativa é trajetória de vida de Lukas Mello que amava velejar e não conseguia se encaixar no mundo do mercado financeiro. Lukas acaba preso em Londres. O personagem é inspirado na vida do carioca Ronald Soares. Durante a entrevista do programa Sem Censura da TV Brasil , Ronald falou das torturas psicológicas que sofreu em Londres e da polêmica proposta de descriminalização das drogas. O livro promete ser, além de ser uma instigante narrativa, trazer  a tona o debate sobre tráfico, drogas e o emaranhado de uma vida que decide mergulhar nesse mundo. Não vai demorar muito para algum grupo comprar os direitos para transformar o livro em filme. Abaixo um pequeno trailler-book:.

 

 

MAMULENGO GIRANDO NO PALCO

Lembro da efervescência que era o Centro de Criatividade.  As salas entupidas de crianças barulhentas, cheias de imaginação e fazendo arte. Em algum ano do meu passado também me recordo que minha irmã feo curso de flauta e eu escolhi teatro de bonecos. Minhas memórias não são muito seguras, mas lembro que o professor Augusto era um figura, conquistava sempre toda garotadaLá aprendi transformar papel de jornal em um Rouxinol (bem eu tentei fazer um rouxinol, alguns pensavam depois que era um cachorro..).Meu boneco tinha poucas falas, mas a brincadeira marcou a infância. Antes disso Augusto Barreto já havia fundado o grupo Mamulengo de CheirosoDesde a sua origem  se passaram 34 anos de existência. A mais recente conquista do grupo é a participação do circuito “Palco Giratório 2013” do Sesc - um mega circuito que leva teatro há vários estados brasileiros. Só para se ter idéia da conquista, grupo Mamulengo de Cheiroso vai  fazer 44 apresentações do espetáculo “As Aventuras de Uma Viúva Alucinada” e ministrar 15 oficinas em vários cantos do país.Ou seja, o próximo ano vai te muito mamulengo girando pelos palcos brasileiros.

 

Thiago Paulino é  aracajuano, jornalista, roteirista e editor de texto.  Pós graduado em Jornalismo Cultural e Mestre em Mídia e Cultura.

 

 

 

Comentários dos internautas

20/09/12 - Márcio Nogueira

Em palavras simples e objetivas! Foi dito tudo que será mais importante nessas eleições! Parabéns ao jovem grande jornalista!!! Belíssimo Artigo, Mestre Guiguas!! Abração

 

*Clique em comentar ou no ícone do Facebook e envie também o seu comentário



22-07-2017
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

Tudo Salvo

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter