Na Política

Biblia Online

17/07/11 | 19:45h (BSB)

Cleomar Brandi deixa as redações, os bares e o seu trono

Jornalista boêmio destaque em Sergipe falece aos 65 anos

Ampliar Foto

Cleomar em uma das várias palestras para estudantes de Jornalismo

Por Raissa Cruz

Desde o início de junho as redações da TV Aperipê e Jornal da Cidade não viam mais o rei das pautas Cleomar Brandi. Os chefes de reportagens, com certeza sentiram falta da metralhadora que disparava cerca de 20 pautas para cada meia hora sobre os mais variados assuntos, e que no final rendiam ótimas matérias. Os garçons dos bares Pastelão e Camilo também já não estavam a postos durante a noite para receber a majestade no desembarque do seu carro adaptado (para aqueles que são embalados por cadeira de rodas) e servi-lo em sua rotina, quase diária, de tomar muito conhaque, enquanto proseia com os amigos e cria, a partir dali, muitas crônicas.

 

Leia também: Cleomar escreve: A última saideira

 

Cleomar Brandi estava internado no Hospital Primavera, por conta da diabetes e do câncer que o atormentava há alguns anos. No leito do hospital, o até então auto-suficiente Cleomar estava irreconhecível, longe do seu trono de rodas. O baiano que repudiava qualquer pena a sua pessoa e fazia da sua cadeira (adquirida aos 22 anos, quando amputou as pernas devido a paralisia infantil) verdadeiras asas para levá-lo aonde quisesse, se viu ali "sem lenço nem documento". Sem os cabelos, com um catete no lado direito da barriga e vestido apenas de uma frauda, Cleo reclamou para a jornalista que assina este texto durante uma visita: "estou aqui nessa cama sem minha cadeira de rodas, sem a chave de casa, sem uma cueca, sem um conto e ainda sem um cigarro". Ele reconhecia o bom tratamento dos médicos e o carinho de sua família e amigos, principalmente do jornalista Gilson Sousa, contudo, não abria mão da sua liberdade.

 

O paralítico que se arrastou diariamente pelas escadas do campus da Universidade baiana em busca do seu diploma de pedagogo, e ultrapassou barreiras para implantar o Jornalismo da TV Aperipê em Sergipe e formar na prática a maioria dos profissionais que hoje são destaques no estado, sem dúvida não aceitaria estar naquele hospital tão dependente dos outros. Mas, infelizmente, teve que ser assim.

 

No início da tarde de hoje, Cleo pôde realizar sua vontade de abandonar aquilo que ele classificava como "um isolamento". Ele faleceu. Aos 65 anos, o jornalista que já percorreu o mundo com sua imaginação ao se deleitar no melhor da literatura mundial - com Kafka, Tolstoi, Goethe, Thomas Man, entre outros - pode agora se considerar livre, mesmo sem estar munido de sua cadeira de rodas. E mesmo longe do trono, o boêmio divertido, namorador apaixonado pelas mulheres, artesão e jornalista de mão cheia, deixará um império de lembranças inesquecíveis que marcaram vidas de amigos e familiares.

 

Eu tive o prazer de junto com os amigos jornalistas João Áquila e Eron Ribeiro tentar descrever o poço de informações interessantes que é Cleomar Brandi. Esse livro deve ser publicado em breve, com uma atualização. Entretanto, felizmente, o homenageado dessa obra chegou a ter conhecimento desses escritos antes de partir.

 

Desde a tarde deste domingo, profissionais do Jornalismo e autoridades como o governador Marcelo Déda lamentam a morte de Cleomar através do twitter. "Perdemos Cleomar Brandi, exemplo de amigo, jornalista e mestre de uma geração. Um homem que sabia o exato sentido da palavra dignidade", postou Déda.

 

Atuação

Cleomar Brandi atuou no Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), implantou a TV pública do Estado, Aperipê, trabalhou na TV Sergipe, na TV Jornal, na Delmar FM, no Jornal de Sergipe, no Jornal da Cidade, Jornal Folha da Praia, na TV Caju, na diretoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). Foi correspondente da revista Veja, foi um dos fundadores do Jornal da 13, e nestes 32 anos de profissão publicou, em 2009, o livro "Os Segredos da Loba" - um conjunto de setecentas das suas melhores crônicas.

 

Sepultamento

O corpo de Cleomar Brandi será velado a partir das 20h da noite de hoje no Cemitério Colina da Saudade, e no mesmo local será sepultado às 16hs desta segunda-feira, dia 18(*atualizado).

 

Da redação Universo Político.com



19-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter